A Visitar

“Entre Ambos-os-Rios, a nossa aldeia, é quem vos vai acolher com respeito e grande partilha da sua cultura e tradição. Está precisamente situada no corredor por onde passam os rios Tamente e Froufe, que abraçam o poético e limpíssimo Rio Lima. Contiguas estão as barragens do Alto do Lindoso e Touvêdo, ambas de profundo interesse económico nacional.

Usufruir da Cêrca dos Passais é estar perto das aldeias de Germil e Ermida, de arreigada tradição comunitária. É coabitar com a rica etnografia minhota, que se pode observar em Ponte de Lima – a mais antiga vila de Portugal, ou no Soajo, que fica no concelho vizinho de Arcos de Valdevez.
No Alto Minho cada esquina “fala-nos” de História, como acontece na sede de concelho a que pertence a Cêrca de Passais: Ponte da Barca. Aqui os monumentos mostram-nos no presente o seu passado. São exemplo o Pelourinho, o Mercado Antigo, a Igreja Matriz do século XV e a célebre ponte tardo-medieval.

Braga e Viana do Castelo, as cidades rainhas limítrofes deste recanto paradisíaco, orgulham-se deste cativante espaço interior que tanta gente tem atraído, pela grandeza da sua paz e o sorriso das suas gentes.

Por fim, fica a referência à inimaginável gastronomia que no Alto Minho é honra e apanágio do povo que serve os seus visitantes, ofertando-lhes as iguarias que soube preservar ao longo dos tempos, conferindo-lhe um sabor único que só provando dá para confirmar. Do mais humilde serviço de restauração ao mais conceituado, existe uma oferta variada e de alta qualidade, onde nunca faltará à mesa pratos típicos como o Serrabulho, o Cabrito da Serra Amarela, a Cabidela e o Bacalhau à Minhota.

 

O convite está feito, estamos à espera para o receber!”

 

Júlio Calçada
(Cêrca dos Passais)